Avaliação da sedimentabilidade de biomassa granular e floculenta em sistemas de lodo ativado Report as inadecuate




Avaliação da sedimentabilidade de biomassa granular e floculenta em sistemas de lodo ativado - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

J. F. LIMA ; H. A. SILVA FILHO ; J. T. SOUZA ; A. C. V. HAANDEL ;HOLOS 2014, 3

Author: E. V. M. SANTOS

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547172038


Teaser



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil SANTOS, E.
V.
M.; LIMA, J.
F.; SILVA FILHO, H.
A.; SOUZA, J.
T.; HAANDEL, A.
C.
V. AVALIAÇÃO DA SEDIMENTABILIDADE DE BIOMASSA GRANULAR E FLOCULENTA EM SISTEMAS DE LODO ATIVADO HOLOS, vol.
3, 2014, pp.
319-331 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481547172038 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SANTOS ET AL.
(2014) AVALIAÇÃO DA SEDIMENTABILIDADE DE BIOMASSA GRANULAR E FLOCULENTA EM SISTEMAS DE LODO ATIVADO E.
V.
M.
SANTOS1, J.
F.
LIMA, H.
A.
SILVA FILHO, J.
T.
SOUZA e A.
C.
V.
HAANDEL Universidade Estadual da Paraíba – UEPB elivania.ifce@yahoo.com.br1 Artigo submetido em novembro-2013 e aceito em janeiro-2014 DOI: http:--dx.doi.org-10.15628-holos.2014.1916 RESUMO A sedimentação é uma importante operação unitária no tratamento de esgotos, pois pode definir o desenvolvimento de projetos mais econômicos.
A pesquisa visou avaliar a sedimentabilidade de biomassa aeróbia granular e floculenta.
Foram montados dois sistemas de lodo ativado, um sistema University of Cape Town - UCT com características de lodo floculento e um reator em bateladas sequenciais com estratégias para a granulação aeróbia - RBSG.
Com os resultados obtidos foi possível afirmar que o lodo granular obteve uma velocidade de sedimentação elevada (35 m-h), sendo superior à velocidade considerada ideal pela literatura especializada (faixa de 6 a 10 m-h).
Já o sistema UCT teve uma média de 7,9 m-h.
Foi confirmado que o lodo granular do reator intermitente além da vantagem de maior acúmulo de sólid...





Related documents