Avaliação da capacidade adsortiva de carvão ativado para a remoção de manganês Report as inadecuate




Avaliação da capacidade adsortiva de carvão ativado para a remoção de manganês - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

D. C. SICUPIRA ; M. B. MANSUR ; A. C. Q. LADEIRA ;HOLOS 2014, 3

Author: T. A. G. PERILLI

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547172032


Teaser



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil PERILLI, T.
A.
G.; SICUPIRA, D.
C.; MANSUR, M.
B.; LADEIRA, A.
C.
Q. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ADSORTIVA DE CARVÃO ATIVADO PARA A REMOÇÃO DE MANGANÊS HOLOS, vol.
3, 2014, pp.
264-271 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481547172032 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PERILLI ET AL.
(2014) AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ADSORTIVA DE CARVÃO ATIVADO PARA A REMOÇÃO DE MANGANÊS T.
A.
G.
PERILLI¹, D.
C.
SICUPIRA2, M.
B.
MANSUR2 e A.
C.
Q.
LADEIRA¹ ¹Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear 2 Universidade Federal de Minas Gerais thomazperilli@yahoo.com.br – dsicupira@yahoo.com.br – marcelo.mansur@demet.ufmg.br – acql@cdtn.br Artigo submetido em novembro-2013 e aceito em abril-2014 DOI: http:--dx.doi.org-10.15628-holos.2014.1777 RESUMO A possibilidade de remoção de manganês contido em efluentes de mineração de elevada concentração, i.e., até 140 mg-L, foi estudada através de adsorção em carvão ativado.
Inicialmente, foi feito um tratamento térmico no carvão em duas temperaturas distintas, com o intuito de avaliar a importância dos sítios de adsorção no processo. Os ensaios de adsorção foram conduzidos em batelada, utilizando-se uma solução de laboratório para simular os altos níveis de manganês típicos de drenagem ácida de mina.
Os resultados mostraram que os carvões tratados termicamente apresentaram queda de capacidade adsorvente.
Análises da superfície específica dos materiais e do ponto de carga zero apontam para um mecanismo de quimiosso...





Related documents