A influência dos recursos e capacidades organizacionais no processo de internacionalização: survey com as empresas exportadoras do estado de são paulo Report as inadecuate




A influência dos recursos e capacidades organizacionais no processo de internacionalização: survey com as empresas exportadoras do estado de são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Felipe Mendes Borini ; Eduardo Pinheiro de Souza ;Revista Ciências Administrativas 2007, 13 2

Author: Ricardo Pitelli de Britto

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475647704008


Teaser



Revista Ciências Administrativas ISSN: 1414-0896 revcca@unifor.br Universidade de Fortaleza Brasil Pitelli de Britto, Ricardo; Mendes Borini, Felipe; Pinheiro de Souza, Eduardo A Influência dos recursos e capacidades organizacionais no processo de internacionalização: survey com as empresas exportadoras do estado de São Paulo Revista Ciências Administrativas, vol.
13, núm.
2, noviembre, 2007, pp.
270-278 Universidade de Fortaleza Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475647704008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ricardo Pitelli de Britto, Felipe Mendes Borini e Eduardo Pinheiro de Souza A Influência dos recursos e capacidades organizacionais no processo de internacionalização: survey com as empresas exportadoras do estado de São Paulo The Influence of the resources and organizational capacities in the internationalization process: survey with the exporting companies of the state of são paulo Ricardo Pitelli de Britto1, Felipe Mendes Borini2 e Eduardo Pinheiro de Souza3 Resumo O presente artigo explora como os recursos e capacidades estratégicas desenvolvidas pelas empresas contribuem para a sua prontidão em exportar, tida como a estratégia mais utilizada no início do seu processo de internacionalização.
Foram pesquisadas 393 empresas exportadoras do estado de São Paulo, estudo realizado por meio de uma pesquisa descritiva, com dados coletados por amostragem aleatória inferencial, desenvolvida com questionário estruturado com perguntas quantitativas. O questionário aplicado é de autoria do Prof.
Dr.
Cavusgil, da MSU, presente no Software CORE – Company Readiness to Export, de propriedade da MSU, que cedeu o seu uso para a realização desta pesquisa.
Os ...





Related documents