Juventude, direitos e violência: análise da não garantia de direitos no contexto da sociabilidade capitalista Report as inadecuate




Juventude, direitos e violência: análise da não garantia de direitos no contexto da sociabilidade capitalista - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Argumentum 2011, 3 1

Author: Sarah Tavares CORTES

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475547532014


Teaser



Argumentum E-ISSN: 2176-9575 revistaargumentum@yahoo.com.br Universidade Federal do Espírito Santo Brasil Tavares CORTES, Sarah Juventude, direitos e violência: análise da (não) garantia de direitos no contexto da sociabilidade capitalista Argumentum, vol.
3, núm.
1, enero-junio, 2011, pp.
186-203 Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475547532014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO Juventude, direitos e violência: análise da (não) garantia de direitos no contexto da sociabilidade capitalista Youth, Rights and Violence: analysis of the (not) guaranteed rights in the context of capitalist sociality Sarah Tavares CORTES* Resumo: O artigo analisa a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, fazendo um resgate da sua construção e refletindo acerca do cenário atual, apresentando uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na técnica de grupo focal, realizada com jovens da periferia de Natal-RN, cujo objetivo foi identificar a relação entre a realidade em que os participantes estão inseridos e as vivências e experiências destes com o acesso ao direito da criança e do adolescente, por meio das políticas públicas, e a realidade da violência.
Assim, o texto também se reporta à realidade da violência que assola a juventude, como consequência do contexto em que não se garantem direitos. Partindo de uma perspectiva de totalidade, a análise está regimentada na conjuntura da sociedade capitalista contemporânea, determinante na constituição do papel do Estado, das políticas públicas e da questão social. Palavras-chave: Juventude.
Direitos.
Violência e Desigualdade Social. Abstract: The article analyzes the im...





Related documents