Governança e empoderamento na política social de saúde: análise da relação entre leigos e peritos em conselhos de saúde Report as inadecuate




Governança e empoderamento na política social de saúde: análise da relação entre leigos e peritos em conselhos de saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Cláudia Regina PAESE ;Argumentum 2011, 3 1

Author: Joel PAESE

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475547532013


Teaser



Argumentum E-ISSN: 2176-9575 revistaargumentum@yahoo.com.br Universidade Federal do Espírito Santo Brasil PAESE, Joel; PAESE, Cláudia Regina Governança e empoderamento na política social de saúde: análise da relação entre leigos e peritos em conselhos de saúde Argumentum, vol.
3, núm.
1, enero-junio, 2011, pp.
171-185 Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475547532013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO Governança e empoderamento na política social de saúde: análise da relação entre leigos e peritos em conselhos de saúde Governance and empowerment in health policy: analysis of the relationship between laymen and experts at health boards Joel PAESE* Cláudia Regina PAESE** Resumo: Analisa a política social entendida como a ação dos governos que exerça um impacto direto sobre o bem-estar dos cidadãos, pela prestação de serviços.
Pretendemos discutir as relações entre sociedade civil e política social, com o foco na ação dos conselhos de saúde.
Para isso analisaremos o problema da governança e do empoderamento, a fim de captar dois movimentos simultâneos: o primeiro diz respeito à tomada de decisões, no contexto da relação entre conhecimento leigo e perito em conselhos de saúde, e o segundo trata da participação dos leigos no processo decisório em conselhos gestores de saúde. Palavras-chave: Política social.
Governança e empoderamento.
Leigos e peritos. Conselhos de saúde. Abstract: The article examines the social policy understood as the action of governments pursuing a direct impact on the well being of citizens, through the provision of services.
We intend to discuss the relationship between...





Related documents