Plágio, ética e pesquisa na sociedade: problematizações e contradições Report as inadecuate




Plágio, ética e pesquisa na sociedade: problematizações e contradições - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Argumentum 2011, 3 1

Author: Hélder Boska de Moraes SARMENTO

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475547532004


Teaser



Argumentum E-ISSN: 2176-9575 revistaargumentum@yahoo.com.br Universidade Federal do Espírito Santo Brasil Boska de Moraes SARMENTO, Hélder Plágio, ética e pesquisa na sociedade: problematizações e contradições Argumentum, vol.
3, núm.
1, enero-junio, 2011, pp.
34-42 Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475547532004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DEBATE Comentário II sobre o artigo Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica (DINIZ; MUNHOZ, 2011). Plágio, ética e pesquisa na sociedade: problematizações e contradições Plagiarism, ethics and research in society: contextualizing and contradictions Hélder Boska de Moraes SARMENTO* O presente texto tem por objetivo apresentar algumas reflexões que indiquem uma necessária problematização a respeito da ética e da pesquisa nas ciências sociais, mais especificamente sobre o plágio, tomando como referência o instigante ensaio “Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica”, de Debora Diniz e Ana Terra Mejia Munhoz, ainda inédito e divulgado nesta revista (DINIZ; MUNHOZ, 2011). Cabe destacar que o referido ensaio traz de forma clara e objetiva tanto a caracterização do plágio (cópia e pastiche) como seus problemas e nuances em sua manifestação objetiva e particularizada nos sujeitos que realizam a pesquisa, e “[.] deve, portanto, ser combatido como uma prática que viola a integridade acadêmica e a confiança que os leitores depositam nos autores, isto é, como uma questão de ética coletiva” (DINIZ; MUNHOZ, 2011). A intenção aqui é contribuir nesta discussão, ao problematizar e indicar uma reflexão que remete a outro aspect...





Related documents