Modelado do relevo e potencial de fragilidade à erosão no estado do rio grande do sul Report as inadecuate




Modelado do relevo e potencial de fragilidade à erosão no estado do rio grande do sul - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Mauro Kumpfer Werlang ;Ciência e Natura 2010, 32 2

Author: Márcia Schlüter Ribeiro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546358008


Teaser



Ciência e Natura ISSN: 0100-8307 cienciaenaturarevista@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Schlüter Ribeiro, Márcia; Kumpfer Werlang, Mauro Modelado do relevo e potencial de fragilidade à erosão no Estado do Rio Grande do Sul Ciência e Natura, vol.
32, núm.
2, 2010, pp.
121-140 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=467546358008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Modelado do relevo e potencial de fragilidade à erosão no Estado do Rio Grande do Sul1 Márcia Schlüter Ribeiro, Mauro Kumpfer Werlang Departamento de Geociências-CCNE Universidade Federal de Santa Maria, RS e-mail: mkerlang@smail.ufsm.br Resumo A exploração dos recursos ambientais desgasta a paisagem ao gerar impactos que causam a sua degradação.
O conhecimento da fragilidade natural de um local permite avaliar os riscos de degradação que um ambiente pode sofrer e também possibilita conhecer o grau de tolerância que determinado ambiente pode suportar.
O Estado do Rio Grande do Sul está constituído pelas províncias geomorfológicas denominadas por Ross (2005) como Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, Depressão Periférica Sulrio-grandense, Planalto Sul-rio-grandense, Planície das Lagoas dos Patos e Mirim.
Com esse conjunto o território gaúcho apresenta variadas formas de relevo e diferentes tipos de solos, convergindo para diferentes graus de fragilidade.
Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo a determinação e o registro cartográfico, no Estado do Rio Grande do Sul, de áreas com diferentes graus de fragilidade natural, a partir da conformação topográfica dada pelo modelado do relevo.
Os procedimentos metodológicos est...





Related documents