Comparação de métodos de estimação em um modelo linear simples com erro nas variáveis Report as inadecuate




Comparação de métodos de estimação em um modelo linear simples com erro nas variáveis - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Augusto Ramalho de Moraes ; Marcelo Angelo Cirillo ;Ciência e Natura 2010, 32 2

Author: Tiago Almeida de Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546358002


Teaser



Ciência e Natura ISSN: 0100-8307 cienciaenaturarevista@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Almeida de Oliveira, Tiago; Ramalho de Moraes, Augusto; Cirillo, Marcelo Angelo Comparação de métodos de estimação em um modelo linear simples com erro nas variáveis Ciência e Natura, vol.
32, núm.
2, 2010, pp.
23-34 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=467546358002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Comparação de métodos de estimação em um modelo linear simples com erro nas variáveis Tiago Almeida de Oliveira1, Augusto Ramalho de Moraes2, Marcelo Angelo Cirillo2 Doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica ESALQ-USP - Piracicaba, SP 2 Departamento de Ciências Exatas Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG e-mail: macufla@gmail.com 1 Resumo Por mais cauteloso que o pesquisador seja, os erros nas variáveis poderão estar presentes em um experimento, portanto, é coerente avaliar a confiabilidade das medidas, principalmente no que tange ao uso de diferentes métodos de estimação.
Considerando esse fato, este trabalho objetivou comparar o desempenho de dois métodos de estimação, denominados por Plug-in e Atenuador de Vício, utilizados para estimar parâmetros de um modelo de regressão com erro nas variáveis.
Para isso, foi utilizada a técnica de simulação Monte-Carlo, da qual foi gerado um modelo de regressão linear simples com erro nas variáveis, submetido a diferentes situações representadas pelos tamanhos amostrais, distribuição dos resíduos e valores referentes à qualidade de ajuste.
Concluiu-se que, em alta qualidade de ajuste (R2=90%), os métodos Plug-in e Atenuador de Vício fora...





Related documents