Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em são paulo Report as inadecuate




Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Micheline de S. Z. Stagliorio Coelho ;Ciência e Natura 2010, 32 1

Author: Fábio L. Teixeira Gonçalves

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546357007


Teaser



Ciência e Natura ISSN: 0100-8307 cienciaenaturarevista@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Teixeira Gonçalves, Fábio L.; Stagliorio Coelho, Micheline de S.
Z. Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo Ciência e Natura, vol.
32, núm.
1, 2010, pp.
103-117 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=467546357007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo Fábio L.
Teixeira Gonçalves1, Micheline de S.
Z.
Stagliorio Coelho2 Departamento de Ciências Atmosféricas, IAG-USP, São Paulo, SP Lab.
de Poluição Atmosférica-Faculdade de Medicina, São Paulo, SP e-mail: fgoncalv@model.iag.usp.br 1 2 Resumo Este estudo visa fornecer subsídios para o impacto das mudanças climáticas em uma situação específica, como na entrada do inverno na região metropolitana da cidade de São Paulo, sobre a morbidade respiratória, por afecção das vias aéreas superiores (AVAS) em crianças menores que 13 anos.
Os meses analisados são abril e maio, onde a entrada do inverno temse tornado mais acentuada, devido a um intenso aquecimento em abril nas últimas décadas em comparação com um aquecimento muito mais suave de maio.
Esta tendência de aumento da diferença entre ambos os meses pode acarretar em uma tendência de aumento da morbidade por doenças respiratórias por AVAS no mês de maio.
Notar que o pico de morbidade por doenças respiratórias se encontra em maio, possivelmente devido ao problema de termo-regulaçã...





Related documents