Comportamento da precipitação e da temperatura no rio grande do sul baseado na análise de agrupamento Report as inadecuate




Comportamento da precipitação e da temperatura no rio grande do sul baseado na análise de agrupamento - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Dionis Mauri Penning Blank ; João Henrique Zonta ; Flávio Barbosa Justino ;Ciência e Natura 2010, 32 1

Author: Jeferson Pritsch Machado

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546357004


Teaser



Ciência e Natura ISSN: 0100-8307 cienciaenaturarevista@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Pritsch Machado, Jeferson; Penning Blank, Dionis Mauri; Zonta, João Henrique; Barbosa Justino, Flávio Comportamento da precipitação e da temperatura no Rio Grande do Sul baseado na análise de agrupamento Ciência e Natura, vol.
32, núm.
1, 2010, pp.
49-63 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=467546357004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Comportamento da precipitação e da temperatura no Rio Grande do Sul baseado na análise de agrupamento Jeferson Pritsch Machado1, Dionis Mauri Penning Blank2, João Henrique Zonta1, Flávio Barbosa Justino3 1 PPG em Meteorologia Agrícola Universidade Federal de Viçosa-Viçosa, MG 2 PPG em Meteorologia Universidade Federal de Pelotas-Pelotas, RS 3 Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Viçosa-Viçosa, MG e-mail: dionisblank@gmail.com Resumo Inúmeros setores da sociedade planejam suas atividades em razão das variações da precipitação e temperatura do Rio Grande do Sul (RS). Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar o clima do RS sob a perspectiva dessas variáveis.
Para isso, foram utilizados dados de treze estações meteorológicas situadas no Estado, sendo empregada a técnica estatística da análise multivariada da Análise de Agrupamento (AA).
A técnica da AA mostrou que a proximidade das estações meteorológicas não garante o mesmo comportamento climático, visto que foram identificadas regiões homogêneas em diferentes locais do RS.
Além disso, pela climatologia das regiões homogêneas, notou-se a influência e a importância de fatores cli...





Related documents