AS POTENCIALIDADES E DISTORÇÕES COMERCIAIS NO MERCADO INTERNACIONAL DA MANGICULTURA BRASILEIRA Report as inadecuate




AS POTENCIALIDADES E DISTORÇÕES COMERCIAIS NO MERCADO INTERNACIONAL DA MANGICULTURA BRASILEIRA - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

A fruticultura apresenta desempenho surpreendente no agronegócio brasileiro, que,graças ao clima privilegiado, cuja oportunidade é um aspecto de diferencial competitivo, oBrasil produz a fruta em diversas épocas do ano. O potencial aumento no consumo de frutasfrescas e processadas ajuda a expansão dos negócios brasileiros. Nesse sentido, cor, sabor,aroma e aspecto geral da manga brasileira são alguns importantes argumentos que temconvencido os consumidores internacionais. A região do Submédio do São Francisco possuiclima semi-árido tropical, com área de mais de 360 mil hectares irrigáveis dos quais mais de120 mil são irrigados, onde são cultivadas as frutas, como a manga e uva. As mangasproduzidas no Vale do São Francisco representam o principal produto da pauta deexportações brasileiras de frutas in natura. Variedades como Tommy Atkins, Haden, Keitttêm sido cada vez mais apreciados por consumidores europeus, norte-americanos ecanadenses, além do oriental. Dessa maneira, o Brasil tem conseguido aumentar suas ofertas etem se tornado um importante fornecedor internacional de frutas. Por isso, o estabelecimentode uma relação de confiança com o consumidor deve ser sempre um dos objetivos doexportador. A infra-estrutura de armazenamento e de transporte inadequado parece como umdos principais pontos de estrangulamento interno; ao se tratar das características externas, asrestrições fitossanitárias apontam como as mais importantes para as frutas in natura. Esteestudo tem como objetivo caracterizar a situação atual da produção da manga brasileira comrelação às oportunidades e distorções comerciais. Nesse sentido, é possível dizer que a produção de manga para exportação no Nordeste brasileiro ainda apresenta perspectivaspositivas e tendência de expansão, em função da fruticultura brasileira de modo geral ter tidoredução das barreiras comerciais.

Keywords: fruticultura ; agronegócio ; distorções comerciais ; oportunidade ; manga

Subject(s): Agribusiness

International Relations/Trade

Issue Date: 2006

Publication Type: Conference Paper/ Presentation

PURL Identifier: http://purl.umn.edu/148206

Total Pages: 21

Record appears in: Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) > 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil





Author: Cassunde, Nildo Ferreira Jr ; Lima, Ricardo Chaves ; Pimentel, Carlos Roverto Machado

Source: http://ageconsearch.umn.edu/record/148206?ln=en







Related documents