Fiscalizar e alfabetizar: dois papéis dos observatórios de meios latino-americanos Report as inadecuate




Fiscalizar e alfabetizar: dois papéis dos observatórios de meios latino-americanos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Rogério Christofoletti ;Em Questão 2006, 12 1

Author: Susana Herrera Damas

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954009


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Herrera Damas, Susana; Christofoletti, Rogério Fiscalizar e alfabetizar: dois papéis dos observatórios de meios latino-americanos Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006, pp.
149-169 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Fiscalizar e alfabetizar: dois papéis dos observatórios de meios latino-americanos Susana Herrera Damas Rogério Christofoletti O artigo analisa as funções desempenhadas pelos observatórios de imprensa de países da América Latina na tentativa de oferecer novos elementos para um perfil dessas iniciativas.
Nove casos são estudados, tendo como contraponto entrevistas dos responsáveis pelos observatórios.
O artigo enumera seis funções exercidas pelos media watchers: a) Revisar o conteúdo e a oferta dos meios; b) Elaborar estudos, informes e análises comparativas; c) Publicar ou difundir os resultados de suas atuações; d) Recolher queixas, críticas e comentários dos consumidores; e) Capacitar a audiência para o consumo crítico dos meios; f) Capacitar os jornalistas para a elaboração de um jornalismo de qualidade. Estas funções se enquadram em dois papéis distintos, característicos dos observatórios latino-americanos: i)fiscalizar a atuação dos meios de comunicação e dos profissionais com eles envolvidos e ii) alfabetizar midiaticamente os diversos públicos e mesmo os jornalistas na busca de produtos de informação com mais qualidade e ética. PALAVRAS-CHAVE: Observatórios de meios.
América Latina. Em Questão, Porto Alegre, v.
12, n. 1,...





Related documents