O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais Report as inadecuate




O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Em Questão 2006, 12 1

Author: Denise da Costa Oliveira Siqueira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954008


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil da Costa Oliveira Siqueira, Denise O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006, pp.
131-148 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais Denise da Costa Oliveira Siqueira Estudo sobre as representações do profissional da ciência, este texto tem por finalidade fazer uma reflexão sobre como é apresentada a figura do cientista em programas de canais comerciais voltados para o público infantil.
Para isso, em termos metodológicos, toma como exemplo três famosos programas de animação ou computação gráfica – O laboratório de Dexter, As meninas superpoderosas e As aventuras de Jimmy Neutron, o menino gênio – exibidos em canais comerciais abertos e-ou na TV por assinatura.
Constata que assim como os artistas, os cientistas são figuras muito exploradas nos desenhos animados veiculados pela televisão.
Já nos anos 1960, quando se popularizava, a televisão exibia, em sua programação voltada para o público infantil, desenhos nos quais havia a figura do cientista.
Isso refletia o que ocorria nos seriados de ficção científica voltados para adultos: ciência em formato de ficção narrativa era sucesso.
Conclui que hoje, outros desenhos surgem com novos efeitos e recursos e linguagem mais coloquial, mas a figura do cientista continua sendo fartamente utilizada e estereotipada.
A força discursiva desses estereótipos é tal qu...





Related documents