Reflexões sobre televisão e a -falta de cultura- no brasil Report as inadecuate




Reflexões sobre televisão e a -falta de cultura- no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Em Questão 2006, 12 1

Author: Nara Magalhães

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954007


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Magalhães, Nara Reflexões sobre televisão e a “falta de cultura” no Brasil Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006, pp.
109-129 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Reflexões sobre televisão e a “falta de cultura” no Brasil 1 Nara Magalhães Este artigo aborda o significado da televisão na sociedade contemporânea, a partir de uma pesquisa de etnografia de audiência realizada com pessoas pertencentes a camadas médias de uma cidade de médio porte do interior do Rio Grande do Sul, Brasil.
As pessoas pesquisadas vêem a TV através de uma crítica social que supõe que outros grupos não possuem cultura para vê-la de modo crítico.
As conexões entre as suposições dos pesquisados e um certo debate intelectual são importantes para tentar identificar as razões desta crítica se manter forte, mesmo num contexto de diversidade e pluralidade cultural. As perspectivas dos estudos de recepção e das pessoas pesquisadas são aproximadas neste artigo, numa reflexão que tenta apontar que existem alguns pressupostos compartilhados sobre a superioridade da cultura letrada, mesmo quando se considera o receptor como sujeito no processo de comunicação. Por fim, o artigo esboça algumas conseqüências do debate atual e hipóteses para novas pesquisas. PALAVRAS-CHAVE: Camadas médias.
Televisão.
Estudos de recepção.
Cultura brasileira.
Culturas. 1 Este artigo aborda algumas das questões desenvolvidas em minha tese de doutorado: Televisão, uma vilã na sociedade contempo...





Related documents