Publicidade: compromisso com o social Report as inadecuate




Publicidade: compromisso com o social - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Em Questão 2006, 12 1

Author: Maria Helena Steffens de Castro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954006


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Steffens de Castro, Maria Helena Publicidade: compromisso com o social Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006, pp.
91-108 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Publicidade: compromisso com o social Maria Helena Steffens de Castro RESUMO PALAVRAS–CHAVE: Saúde pública.
Publicidade.
Jornalismo.
Imaginário popular.
Revista do Globo. Em Questão, Porto Alegre, v.
12, n.
1, p.
91-108, jan.-jun.
2006. Este trabalho analisa os anúncios sobre produtos que tinham como enfoque a saúde, discutindo as relações possíveis entre as matérias jornalísticas e o discurso publicitário, na formação do imaginário e na práxis cotidiana.
A análise aborda as pioneiras iniciativas da publicidade riograndense, em escala de massa, ao anunciar medicamentos para a cura de doenças graves, desempenhando importante papel no campo da comunicação-educação.
Tais anúncios eram publicados na Revista do Globo, uma das mais importantes revistas que circulou no Brasil de 1929 a 1967 e foi editada na capital do Estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre.
Publicidade e saúde são temas que nunca saem de moda e, quando transformados em um só, permitem repensar os fatores que influenciaram a qualidade de vida do homem moderno. 91 1 Introdução A Revista do Globo (RG), que circulou no Rio Grande do Sul de 1929 a 1967, por sua abrangência e penetração junto ao público, atuou positivamente como auxiliar da educação em saúde, divulgando planos e ações do Governo do Estado, ações pr...





Related documents