A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre o feminino Report as inadecuate




A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre o feminino - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lucília Maria Sousa Romão ;Em Questão 2006, 12 1

Author: Soraya Maria Romano Pacífico

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954005


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Romano Pacífico, Soraya Maria; Sousa Romão, Lucília Maria A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre o feminino Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006, pp.
73-90 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre o feminino Soraya Maria Romano Pacífico Lucília Maria Sousa Romão Este artigo objetiva discutir o papel da memória e a constituição do arquivo na perspectiva do discurso, tendo como tema a trajetória da mulher nas décadas de 1950 a 1990.
A partir dos trabalhos de Ginzburg, Pêcheux e Orlandi, interpretamos alguns indícios em fotos de família colhidas dentro de um acervo particular de uma família do interior de São Paulo.
Nas fotografias escolhidas havia enunciados e inscrições no verso, que nos convidaram a analisar os sentidos construídos sobre o feminino, em três gerações de avós, mãe e filhas e que nos fizeram acreditar que a teoria do discurso pode oferecer uma contribuição pontual aos estudos sobre os lugares e os modos como memória se condensa e se materializa.
O corpus de nossas análises permite inferir que houve deslizamentos de sentidos no discurso e na imagem de-sobre a mulher, em princípio ligada à casa e às tradições, depois, ligada ao céu e ao horizonte, espaços possíveis para significar-se e para romper com sentidos que a ligavam tão somente à vida privada. PALAVRAS-CHAVE: Arquivo.
Memória.
Discurso.
Ideologia.
Sentido.
Mulher. Em Questão, Porto Alegre, v.
12, n. 1, p. 73-90, jan.-j...





Related documents