O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica Report as inadecuate




O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Em Questão 2006, 12 1

Author: Simone da Rocha Weitzel

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954004


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil da Rocha Weitzel, Simone O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006, pp.
51-71 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica 1 Simone da Rocha Weitzel A proposta deste artigo é contribuir para a compreensão do novo cenário da comunicação científica no século XXI por meio de algumas reflexões sobre o papel dos repositórios institucionais e temáticos neste contexto, a partir das noções sobre a estrutura da literatura científica de Subramanyam (1980).
O ponto de partida desta abordagem está focado nas características dos produtos (publicações, repositórios digitais e provedores de serviços), processos (editoração eletrônica e comunicação) e suas correspondências na estrutura na literatura científica.
Conclui-se que o ciclo da produção científica online é composto pelas fontes primárias (publicações científicas online), secundárias (repositórios temáticos e institucionais) e terciárias (provedores de serviços) e que a implementação e uso destes três tipos de fontes são urgentes para promover o desenvolvimento científico na atualidade. PALAVRAS-CHAVE: Repositórios institucionais.
Repositórios temáticos. Comunicação científica eletrônica.
Iniciativa de Arquivos Abertos.
Movimento de Acesso Livre. 1 Este trabalho traz resultados parciais do relatório de pesquisa apre...





Related documents