Porto alegre e seus patrimônios no século xx: evolução de conceitos, valores e feições na materialidade urbana Report as inadecuate




Porto alegre e seus patrimônios no século xx: evolução de conceitos, valores e feições na materialidade urbana - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Em Questão 2007, 13 2

Author: Jeniffer Cuty

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645957005


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Cuty, Jeniffer Porto Alegre e seus patrimônios no século XX: evolução de conceitos, valores e feições na materialidade urbana Em Questão, vol.
13, núm.
2, julio-diciembre, 2007, pp.
243-257 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645957005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Porto Alegre e seus patrimônios no século XX: evolução de conceitos, valores e feições na materialidade urbana Jeniffer Cuty RESUMO Discute algumas questões referentes à transformação de Porto Alegre no século XX, refletindo posturas diante de suas arquiteturas e seus traçados urbanos, bem como de seus planos e programas de preservação e valorização do patrimônio cultural. Em Questão, Porto Alegre, v.
13, n.
2, p.
243-257, jul-dez 2007 . PALAVRAS-CHAVE: Modernização.
Patrimônio Cultural.
Evolução urbanística - Porto Alegre. 243 No século XX a prenda faceira embarcou com firmeza no trem da história, então parado numa terceira estação cultural: se casou com o progresso, o herói do momento, se vestiu de madame, dançou tango e gerou herdeiros modernos que ouviam jazz e bossa nova.
Seus filhos construíram o novo destruindo o velho, ergueram muros cinzentos diante de janelas luminosas, traçaram pontes e aposentaram barcos, aterraram a água e aguaram a terra.
Tanto causo, tanta coisa, que a memória apaga e que a história salva, ou inventa! Andréa Soler Machado A modernização das cidades ao longo do século XX acarretou, por um lado, novas conexões econômicas e sociais na região de influência de grandes centros urbanos...





Related documents