Pedras e emoções: os percursos do patrimônio Report as inadecuate




Pedras e emoções: os percursos do patrimônio - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Em Questão 2007, 13 2

Author: Marlize Giovanaz

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645957004


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Giovanaz, Marlize Pedras e emoções: os percursos do patrimônio Em Questão, vol.
13, núm.
2, julio-diciembre, 2007, pp.
235-242 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645957004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pedras e emoções: os percursos do patrimônio Marlise Giovanaz RESUMO O texto propõe uma breve reflexão sobre o tema do patrimônio cultural e as bases filosóficas e históricas sobre as quais se estruturou este debate no Brasil.
Procurou-se apontar as principais críticas recebidas pelo programa de preservação adotado no país e a implementação, a partir do ano 2000, da política de preservação do patrimônio imaterial, como uma tentativa de ampliar e atender aos grupos excluídos pela política cultural fundamentada na materialidade. Em Questão, Porto Alegre, v.
13, n.
2, p.
235-242, jul-dez 2007 . PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio cultural.
Preservação.
Memória social.
Patrimônio imaterial. 235 As modificações que ocorrem no espaço onde habitamos afetam diretamente nossos trajetos diários e lugares referenciais. No contexto em que vivemos, onde os espaços são duramente disputados pelo mercado imobiliário, o problema da preservação do dito patrimônio histórico e cultural está na ordem do dia.
Neste texto me proponho a levantar alguns elementos para discussão a partir do problema da preservação da memória tendo como base o patrimônio cultural. A cidade guarda em sua imagem marcas de vários momentos diferentes de luta: as teimosas marcas inscritas nas pedras das calçadas, os monumentos erguid...





Related documents