Qual biblioteca universitária? ações das bibliotecas universitárias mineiras e as necessidades informacionais de seus pesquisadores Report as inadecuate




Qual biblioteca universitária? ações das bibliotecas universitárias mineiras e as necessidades informacionais de seus pesquisadores - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Geni Chaves Fernandes ;Em Questão 2015, 21 1

Author: Ana Carolina de Souza Caetano

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645966004


Teaser



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil de Souza Caetano, Ana Carolina; Chaves Fernandes, Geni Qual biblioteca universitária? Ações das bibliotecas universitárias mineiras e as necessidades informacionais de seus pesquisadores Em Questão, vol.
21, núm.
1, enero-abril, 2015, pp.
51-75 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645966004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto E-ISSN 1808-5245 Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS v.
21, n.
1 – Jan.-Abr.
2015 Qual biblioteca universitária? Ações das bibliotecas universitárias mineiras e as necessidades informacionais de seus pesquisadores Ana Carolina de Souza Caetano Mestre; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); acscaetano@yahoo.com.br Geni Chaves Fernandes Doutora; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); geni@centroin.com.br Resumo: O artigo indaga sobre o atendimento das necessidades informacionais da pós-graduação e da pesquisa por bibliotecas universitárias, partindo da literatura recente do campo.
Em um estudo investigativo em dez universidades federais mineiras, buscou-se mapear aspectos como: fontes de informação e seu acesso, atendimento da biblioteca, planejamento e ação da biblioteca.
Os participantes foram estudantes e professores da pós-graduação e bibliotecários que atuam em três áreas do conhecimento.
As análises dos resultados apontam a necessidade de uma política de informação para ciência e tecnologia, com destaque para o papel da biblioteca universitária em instituições federais.
A sobrecarga de trabalho informacional por parte dos p...





Related documents