A demarcação de limites sob o espectro da guerra: a província de maynas e a capitania do rio negro no final do século xviii Report as inadecuate




A demarcação de limites sob o espectro da guerra: a província de maynas e a capitania do rio negro no final do século xviii - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Trashumante. Revista Americana de Historia Social 2014, 3

Author: Carlos Augusto Bastos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=455645388003


Teaser



Trashumante.
Revista Americana de Historia Social ISSN: 2322-9381 trashumante.mx@gmail.com Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Cuajimalpa México Bastos, Carlos Augusto A demarcação de limites sob o espectro da guerra: a Província de Maynas e a Capitania do Rio Negro no final do século XVIII Trashumante.
Revista Americana de Historia Social, núm.
3, 2014, pp.
28-47 Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Cuajimalpa Distrito Federal, México Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=455645388003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A demarcação de limites sob o espectro da guerra: a Província de Maynas e a Capitania do Rio Negro no final do século XVIII A demarcação de limites sob o espectro da guerra: a Província de Maynas e a Capitania do Rio Negro no final do século XVIII Resumo: No final do século XVIII, Portugal e Espanha tentaram resolver os conflitos territoriais nas possessões ultramarinas através do trabalho conjunto de comissões mistas demarcadoras de limites.
No entanto, a política de definição de limites foi caraterizada pela formulação de projetos de guerra, enquanto que a experiência das demarcações criou desavenças nas fronteiras coloniais americanas.
Através de fontes portuguesas e espanholas referentes à demarcação na fronteira norte da América Meridional, esse artigo aborda os conflitos e planejamentos de guerra produzidos por autoridades espanholas e portuguesas na zona limítrofe entre a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas durante os anos de 1780-1791. Palavras—chave: Fronteiras, Demarcação, Guerra, Província de Maynas, Capitania do Rio Negro. La demarcación de límites bajo el espectro de la guerra: la Provincia de Maynas y l...





Related documents