Burnout em profissionais de bibliotecas Report as inadecuate




Burnout em profissionais de bibliotecas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Carmen Maria Bueno Neme ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2008, 8 3

Author: Fabiana Neme Nogueira Ramos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844627003


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Neme Nogueira Ramos, Fabiana; Bueno Neme, Carmen Maria Burnout em Profissionais de Bibliotecas Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
8, núm.
3, julio-diciembre, 2008, pp.
578-596 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844627003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Burnout em Profissionais de Bibliotecas Burnout in Library Professional Fabiana Neme Nogueira Ramos* Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da UNESP - Bauru, SP, Brasil Carmen Maria Bueno Neme Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de Bauru e Professora do Programa de PósGraduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Bauru, SP, Brasil Resumo O estresse excessivo relacionado ao trabalho, denominado “Burn out”, é descrito como uma síndrome ou conjunto de sintomas resultantes da exaustão e perda de interesse pelo trabalho.
O bibliotecário realiza atendimento ao público e atividades técnico-administrativas que incluem tomada de decisões e resolução de conflitos. Este estudo investigou níveis de Burnout de 24 profissionais de bibliotecas de três universidades, que responderam o Inventário Maslach de Burnout (MBI).
O estudo consiste também em entrevistas com 10 funcionários de uma das bibliotecas da amostra, para investigar os recursos utilizados como prevenção do estresse e avaliar os recursos e estratégias de enfrentamento, com vistas a compreender os baixos níveis de Burnout en...





Related documents