Sobre a família: com a palavra, a comunidade Report as inadecuate




Sobre a família: com a palavra, a comunidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Terezinha Féres-Carneiro ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2008, 8 2

Author: Claudia Lins Cardoso

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844626025


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Lins Cardoso, Claudia; Féres-Carneiro, Terezinha Sobre a família: com a palavra, a comunidade Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
8, núm.
2, agosto, 2008, pp.
523-539 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844626025 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO Sobre a família: com a palavra, a comunidade About the family: the community speaking Claudia Lins Cardoso* Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG - Belo Horizonte, Brasil Terezinha Féres-Carneiro Professora Titular do Departamento Católica-PUC-Rio - Rio de Janeiro, Brasil de Psicologia da Pontifícia Universidade Resumo O presente estudo discute questões relacionadas à família que vive em contexto de pobreza e às políticas públicas a ela destinadas.
Ele decorre da experiência adquirida no projeto de extensão intitulado “Inserção do Psicólogo no Programa Saúde da Família”, desenvolvido em Vespasiano (MG), junto a pessoas diabéticas e hipertensas freqüentadoras do PSF daquele município.
O trabalho pretende contribuir para um maior esclarecimento acerca da experiência de família em contexto de pobreza na perspectiva de seus membros.
Para isso, apresenta fragmentos de relatos dos participantes dos grupos terapêuticos, realizados ao longo do desenvolvimento do projeto, cujo objetivo era investigar a experiência de família dos mesmos.
Evidenciou-se a ênfase dos participantes nos aspectos interpessoais da dinâmica da fam...





Related documents