A psicologia discursiva nos estudos em psicologia social e saúde Report as inadecuate




A psicologia discursiva nos estudos em psicologia social e saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Estudos e Pesquisas em Psicologia 2013, 13 3

Author: Emerson F. Rasera

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844512004


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Rasera, Emerson F. A Psicologia Discursiva nos estudos em Psicologia Social e Saúde Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
13, núm.
3, 2013, pp.
815-834 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844512004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS A Psicologia Discursiva nos estudos em Psicologia Social e Saúde Discursive Psychology in Social Psychology and Health studies Emerson F.
Rasera* Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil RESUMO A Psicologia Discursiva tem ganhado destaque na Psicologia Social nos últimos anos, propondo novos objetos e métodos de investigação.
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais pressupostos teóricometodológicos da Psicologia Discursiva e refletir sobre as tendências e os desafios de sua utilização no campo dos estudos em Psicologia Social e Saúde.
A Psicologia Discursiva é descrita a partir de suas influências pela Análise da Conversação, Retórica e Filosofia da linguagem, sendo apresentado o Modelo da Ação Discursiva e as etapas da Análise do Discurso.
No campo dos estudos em Psicologia Social e Saúde, são descritas duas tendências: uma que privilegia o estudo dos repertórios interpretativos e outra voltada à construção discursiva do processo saúde-doença-cuidado. Os principais desafios identificados para a utilização desse referencial teórico-metodológico nesse campo de estudos se referem à hegemonia do discurso biomédico na saúde, às tradições realistas de pesquisa e à lógica tecnicista no ...





Related documents