O discurso psicanalítico entre outros: considerações sobre radiofonia Report as inadecuate




O discurso psicanalítico entre outros: considerações sobre radiofonia - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marcelo Fonseca Gomes de Souza ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2013, 13 2

Author: Fábio Santos Bispo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844511013


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Santos Bispo, Fábio; Fonseca Gomes de Souza, Marcelo O discurso psicanalítico entre outros: considerações sobre Radiofonia Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
13, núm.
2, 2013, pp.
625-645 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844511013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS O discurso psicanalítico entre outros: considerações sobre Radiofonia The psychoanalytic discourse among others: considerations about Radiophony Fábio Santos Bispo* Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil Marcelo Fonseca Gomes de Souza** Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil RESUMO O objetivo deste artigo é fazer um comentário que esclareça os argumentos propostos por Lacan no texto Radiofonia.
Empreendemos uma leitura crítica de cada questão proposta a Lacan na entrevista relatada nesse texto, buscando esclarecer pontos complexos de sua resposta e circunscrever possíveis linhas de leitura.
Ao situar o discurso da psicanálise entre outros, como o da linguística, da antropologia e da filosofia, Lacan destaca, além da especificidade epistemológica, a dimensão de ruptura e de subversão que a noção de inconsciente engendra.
Ao formalizar o modo de funcionamento dos diversos discursos a partir do esquema dos quatro discursos, Lacan nos oferece uma ferramenta que esclarece de forma ainda mais contundente o modo de operação do discurso psicanalítico. Palavras-chave: Radiofonia, Inconsciente, Discurso da psicanálise. ABSTRACT ...





Related documents