Mulher e dor: um estudo na perspectiva da psicodinâmica do trabalho Report as inadecuate




Mulher e dor: um estudo na perspectiva da psicodinâmica do trabalho - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Elisete Soares Traesel ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2013, 13 2

Author: Rubia Minuzzi Tschiedel

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844511012


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Minuzzi Tschiedel, Rubia; Soares Traesel, Elisete Mulher e dor: um estudo na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
13, núm.
2, 2013, pp.
611-624 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844511012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Mulher e dor: um estudo Psicodinâmica do Trabalho na perspectiva da Woman and Pain: a study in the psychodynamic perspective of the work Rubia Minuzzi Tschiedel* Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil Elisete Soares Traesel** Centro Universitário Franciscano-UNIFRA, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil RESUMO O trabalho apresenta um estudo sobre o trabalho feminino considerando a dor e a somatização como expressões do sofrimento.
Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica abordando, em especial, a articulação da temática com os fundamentos da psicodinâmica do trabalho e com as pesquisas sobre trabalho e gênero. Existe uma relação complexa que vincula a dor às vivências subjetivas e à identidade social.
Da mesma forma, a ausência de espaços para discussão e visibilidade das contribuições da mulher impedem que haja uma reapropriação do significado do seu trabalho enquanto fonte de prazer, independência e realização. Palavras-chave: Mulher, Dor, Somatização, Psicodinâmica do Trabalho. ABSTRACT The paper presents a study on womens work considering the pain and somatization as expressions of suffering.
To achieve the ob...





Related documents