A família como um dos fatores de risco e de proteção nas situações de gestação e maternidade na adolescência Report as inadecuate




A família como um dos fatores de risco e de proteção nas situações de gestação e maternidade na adolescência - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marília Reginato Gabriel ; Ana Cristina Garcia Dias ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2013, 13 2

Author: Naiana Dapieve Patias

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844511011


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Dapieve Patias, Naiana; Reginato Gabriel, Marília; Garcia Dias, Ana Cristina A família como um dos fatores de risco e de proteção nas situações de gestação e maternidade na adolescência Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
13, núm.
2, 2013, pp.
586-610 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844511011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS A família como um dos fatores de risco e de proteção nas situações de gestação e maternidade na adolescência The family as a risk factor and protection in situations of pregnancy and teenage motherhood Naiana Dapieve Patias* Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Marília Reginato Gabriel** Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Ana Cristina Garcia Dias*** Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil RESUMO O presente trabalho buscou compreender como o contexto familiar pode servir como fator de risco e de proteção na situação da gestação e maternidade na adolescência.
Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nos portais Scielo e Pepsic, com os descritores família, adolescência, gravidez, gestação, maternidade, sexualidade, vulnerabilidade, risco e proteção, no período de 2000 a 2010.
Para análise do material, utilizou-se uma análise temática de conteúdo.
Os resultados sugerem que, dentre os fatores de risco estão: dificuldades no relacionamento familiar, repetição da história f...





Related documents