Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar Report as inadecuate




Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Estudos e Pesquisas em Psicologia 2013, 13 2

Author: Elvira Cristina Martins Tassoni 8260

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844511008


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Martins Tassoni, Elvira Cristina Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
13, núm.
2, 2013, pp.
524-544 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844511008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar Affection in the learning of reading and writing: an analysis based on the school reality Elvira Cristina Martins Tassoni* Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC-Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. RESUMO Este artigo apresenta resultados de pesquisa que objetivou identificar os sentimentos dos alunos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao se confrontarem com as atividades de leitura e escrita em sala de aula.
Tratase de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, realizada em uma escola pública estadual em Campinas (SP).
A coleta de dados envolveu observações das atividades propostas em cada classe do 1º ao 5º ano e entrevistas semiestruturadas com parte dos alunos de cada turma.
As entrevistas identificaram a forma como as atividades afetavam a relação dos alunos com a leitura e a escrita, por meio das interpretações que faziam das atividades propostas.
Os resultados apontaram para os diversos sentimentos produzidos tanto durante as atividades de ensino, como nas relações com a professora e a família, dando visibilidade às experiências que podem criar maior afinidade e aproximação entre os alun...





Related documents