Prática pedagógica e o desenvolvimento da consciência fonológica Report as inadecuate




Prática pedagógica e o desenvolvimento da consciência fonológica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2013, 13 2

Author: Cristiane Santos Lima Camilo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844511004


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Santos Lima Camilo, Cristiane; Peruzzi Elia da Mota, Márcia Maria Prática Pedagógica e o Desenvolvimento da Consciência Fonológica Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
13, núm.
2, 2013, pp.
447-459 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844511004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Prática Pedagógica e Consciência Fonológica o Desenvolvimento da Teaching practice and phonological awareness development Cristiane Santos Lima Camilo* Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota** Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. RESUMO Há bastante consenso na literatura PSI de que a consciência fonológica traz uma importante contribuição para a alfabetização.
Surpreendentemente, poucos estudos têm avaliado o efeito das práticas de ensino na educação infantil, no que diz respeito ao efeito no desenvolvimento da consciência fonológica.
O presente estudo investigou a relação entre as práticas de ensino, o desenvolvimento da consciência fonológica e do conhecimento do nome das letras.
Duas classes de aula foram observadas.
Participaram do estudo 33 crianças.
As crianças que tiveram a professora que gastou mais tempo com atividades como ler estórias e trabalhar com a consciência fonológica foram as que tiveram maior ganho na consciência fonológica.
Não foram encontradas diferenças significativas para o conhecimento do nome das letras.
As implicações educaci...





Related documents