Discutindo a indisciplina, a violência e o bullying na instituição escolar Report as inadecuate




Discutindo a indisciplina, a violência e o bullying na instituição escolar - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marisa Lopes da Rocha ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2016, 16 2

Author: Leila Maria Torraca de Brito

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451851666002


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Torraca de Brito, Leila Maria; Lopes da Rocha, Marisa Discutindo a indisciplina, a violência e o bullying na instituição escolar Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
16, núm.
2, mayo-agosto, 2016, pp.
332-345 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451851666002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PSICOLOGIA SOCIAL Discutindo a indisciplina, a violência e o bullying na instituição escolar Discussing the indiscipline, violence and bullying in school Discutiendo la indisciplina, violencia y bullying en la escuela Leila Maria Torraca de Brito* Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil Marisa Lopes da Rocha** Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil RESUMO Neste ensaio, procuramos apontar de que maneira a indisciplina, a violência escolar e o bullying vêm sendo enfocados na contemporaneidade. Mostramos também que a medicalização e a judicialização da vida são práticas que, além de ganharem maior visibilidade na sociedade, marcam forte presença no ambiente escolar.
As redes de cuidado no ensino vêm priorizando tanto a medicalização como o tratamento dos alunos na condição de vítimas e de agressores.
Concluímos evidenciando os seguintes pontos: (i) desinvestimento nas análises da (in)disciplina como efeito de um modo de organização das práticas escolares e nas mudanças do contexto educacional;(ii) enaltecimento do conceito de bullying; (iii) e implicação de profissionais da área de segurança n...





Related documents