Atravessamento ético-político na experiência em pesquisa em história social da psicologia Report as inadecuate




Atravessamento ético-político na experiência em pesquisa em história social da psicologia - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Gillianno M. de Castro ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2016, 16 1

Author: Márcio Luis Costa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451846425016


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Costa, Márcio Luis; de Castro, Gillianno M. Atravessamento ético-político na experiência em pesquisa em História Social da Psicologia Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
16, núm.
1, enero-abril, 2016, pp.
277-294 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451846425016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CLIO-PSYCHÉ Atravessamento ético-político na experiência pesquisa em História Social da Psicologia em Ethical and political crossing in the experience in research in Social History of Psychology Atravesamiento ético-político en la experiencia investigación en História Social de la Psicología en la Márcio Luis Costa* Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil Gillianno M.
de Castro** Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil RESUMO O objeto deste estudo é o atravessamento ético-político na pesquisa em História Social da Psicologia, e tem como objetivo propor uma reflexão sobre o significado desse atravessamento e sua repercussão no referido campo de pesquisa.
Trata-se de um estudo bibliográfico que busca promover o diálogo entre dois campos, o da Filosofia e o da pesquisa.
A estratégia metodológica consiste em promover um diálogo entre o conceito ético-político, como possibilidade de atravessamento, e a prática em pesquisa, como campo que permite ser atravessado.
Para tanto, lança-se mão de recursos lógicos e analisadores provenientes da Fenomenologia, da ética levinasiana e da política arendtiana.
A ...





Related documents