O cuidado em saúde: a experiência dos trabalhadores de limpeza na unidade de oncologia pediátrica Report as inadecuate




O cuidado em saúde: a experiência dos trabalhadores de limpeza na unidade de oncologia pediátrica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Cinthia Mendonça Cavalcante ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2016, 16 1

Author: Maria Juliana Vieira Lima

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451846425008


Teaser



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Vieira Lima, Maria Juliana; Mendonça Cavalcante, Cinthia O cuidado em saúde: A experiência dos trabalhadores de limpeza na unidade de oncologia pediátrica Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
16, núm.
1, enero-abril, 2016, pp.
123-139 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451846425008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PSICOLOGIA SOCIAL O cuidado em saúde: A experiência dos trabalhadores de limpeza na unidade de oncologia pediátrica Health care: experience of cleaning workers in the pediatric oncology unit Atención de la salud: La experiencia de los trabajadores de limpieza en la unidad de oncología pediátrica Maria Juliana Vieira Lima* Hospital Infantil Albert Sabin - HIAS, Fortaleza, Ceará, Brasil Cinthia Mendonça Cavalcante** Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil RESUMO O objetivo deste estudo é compreender a experiência de cuidado do trabalhador de limpeza no contato com usuários de um centro de tratamento do câncer infantil.
Foi realizada pesquisa qualitativa, da qual participaram seis trabalhadores do serviço de limpeza.
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram pautadas na hermenêutica fenomenológica para método de análise das falas.
Percebeu-se estabelecimento de vínculo entre os usuários e os trabalhadores de limpeza através de trocas afetivas significativas.
Ademais, ao vincularem e ofertarem cuidado, os profissionais de limpeza tornavam-se figuras importantes no tratamento dos usuários, atuando como suporte para reestruturação...





Related documents