Um olhar sobre a umbanda: memória e aprendizagem num terreiro de são paulo Report as inadecuate




Um olhar sobre a umbanda: memória e aprendizagem num terreiro de são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Espaço Plural 2006, VII 14

Author: Solange Vaini

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944357005


Teaser



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil Vaini, Solange Um olhar sobre a umbanda: memória e aprendizagem num terreiro de São Paulo Espaço Plural, vol.
VII, núm.
14, enero-junio, 2006, pp.
18-19 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944357005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto relato de pesquisa 18 Um olhar sobre a umbanda: Solange Vaini Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. svaini@uol.com.br E ste texto visa relatar a pesquisa desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação da profa.
Dra.
Maria Helena Villas Boas Concone, com o tema Educação e Umbanda. A pesquisa surge de duas práticas cotidianas vivenciadas, a da Educação e a da Umbanda. Ao iniciar o projeto, pretendíamos verificar quais eram as formas de aprendizagem que os umbandistas utilizavam para passar aos seus adeptos os fundamentos da religião.
Para isso utilizaríamos entrevistas e a observação de campo, conversando com os-as filhos-as dos terreiros, bem como participando dos rituais.
Mas outro fenômeno se mostrou imperativo. A utilização de cadernos de registros,1 elaborados por minha mãe, desde a década de 70, que descrevem a trajetória e os rituais na Umbanda – nos terreiros que freqüentou e mais tarde no próprio terreiro.
Um material riquíssimo e inédito, pois, a Umbanda, religião de fortes tradições orais, praticamente não possui registros de suas práticas, e este material vislumbrava a possibilidade de desvendarmos uma parte de sua história....





Related documents