Educação física e o corpo negro Report as inadecuate




Educação física e o corpo negro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Espaço Plural 2006, VII 14

Author: Ivanilde Guedes de Mattos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944357001


Teaser



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil Guedes de Mattos, Ivanilde educação física e o corpo negro Espaço Plural, vol.
VII, núm.
14, enero-junio, 2006, pp.
4-7 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944357001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto educação física e o corpo negro Ivanilde Guedes de Mattos* Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Especialista em Metodologia do Ensino da Educação e Esporte Escolar pela UNEB, Mestranda do Programa em Educação e Contemporaneidade (UNEB).
Bolsista da FABESP.
Email: ivymattos@hotmail.com. M ovidos por uma inquietação acerca do ensino da Educação Física escolar nas escolas públicas é que iremos tratar neste artigo sobre as representações e identificações de uma parcela da população que faz parte deste universo-os jovens-adolescentes negros.1 Sujeitos de direitos reconhecidos enquanto categoria social singular envolvidos pelos processos da globalização, estes jovens, norteiam nossos caminhos para tentar responder o que suspeitamos em relação à forma como o ensino da Educação Física é conduzido nas escolas.
Ela provavelmente não contempla a juventude negra e sua corporeidade. Voltar os olhos para a prática do ensino da Educação Física escolar é desvelar como o corpo vem sendo tratado na escola, daí, formularemos a seguinte pergunta: se o corpo próprio é a imagem do outro, como a escola vem trabalhando a identidade corporal nos jovens negros, num contexto social em que há uma imagem estereotipada desse corpo negro? Partindo...





Related documents