Reflexões sobre a inteligência e o processo de ensino-aprendizagem Report as inadecuate




Reflexões sobre a inteligência e o processo de ensino-aprendizagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Espaço Plural 2007, VIII 17

Author: Carmem Elisa Henn Brandl

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944359015


Teaser



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil Henn Brandl, Carmem Elisa Reflexões sobre a inteligência e o processo de ensino-aprendizagem Espaço Plural, vol.
VIII, núm.
17, julio-diciembre, 2007, pp.
107-113 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944359015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto II Ciclo Conferência Reflexões sobre a inteligência e o processo de ensino-aprendizagem1 Carmem Elisa Henn Brandl2 Compreender o tema inteligência humana é uma tarefa extremamente complexa e instigante, uma vez que essa compreensão perpassa por várias áreas de conhecimento que ora se entrelaçam e ora se separam para chegar a conclusões aproximadas da realidade.
Cada área estabelece seu foco de interesse e seus modos próprios de revelar e interagir com o objeto e sujeitos das pesquisas.
Os novos conhecimentos construídos a partir dessas áreas são aproveitados e instigam novas pesquisas dentro da própria área e de outras.
Embora sejam a psicologia e a biologia (e suas ramificações) as áreas predominantes a investigar este tema, outras têm demonstrado interesse no assunto, o que tem gerado estudos interdisciplinares, buscando compreender esse fenômeno. A pedagogia tem se interessado pelo tema, uma vez que o processo de ensino e aprendizagem está relacionado e pode estimular o desenvolvimento da inteligência, aspecto que vem sendo apontado nas pesquisas e nas intervenções na área da educação.
Teorias inatistas consideram que a hereditariedade predomina sobre a inteligência; teorias ambientalistas (ou empiristas) determinam o meio como principal f...





Related documents