Entre fados e sambas, a reflexão sobre música popular e ditaduras Report as inadecuate




Entre fados e sambas, a reflexão sobre música popular e ditaduras - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Espaço Plural 2007, VIII 17

Author: Geni Rosa Duarte

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944359014


Teaser



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil Duarte, Geni Rosa ENTRE FADOS E SAMBAS, A REFLEXÃO SOBRE MÚSICA POPULAR E DITADURAS Espaço Plural, vol.
VIII, núm.
17, julio-diciembre, 2007, pp.
103-106 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944359014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto II Ciclo Interferência ENTRE FADOS E SAMBAS, A REFLEXÃO SOBRE MÚSICA POPULAR E DITADURAS Geni Rosa Duarte 1 Em primeiro lugar, torna-se necessário acentuar a importância de iniciativas como esta, do CEPEDAL, trazendo pesquisadores que submetem suas pesquisas a discussões, permitindo, portanto, interferências nas suas reflexões.
Constituem-se nesses momentos verdadeiros ambientes de trabalho, possibilitando o compartilhamento de conclusões com colegas professores, mas também com estudantes e outros interessados, muitas vezes numa perspectiva interdisciplinar. Em segundo lugar, constituiu um privilégio participar como debatedor das questões apresentadas pelo conferencista.
A música popular constitui um campo de reflexão para os historiadores, que vão muito além das análises de produções e de suas circunstâncias.
A música, aberta a muitas leituras por sua característica de ser polissêmica, permite acompanhar um entrecruzamento de usos e sentidos, bem como as contradições decorrentes do engajamento dos músicos nos conflitos e disputas do seu tempo. Nesse sentido, o que se apresenta aqui para discussão, mais do que canções, são articulações entre produções musicais e trajetórias de músicos nas tramas políticas dos sistemas ditatoriais de dois países...





Related documents