Desenvolvimento regional e conservação ambiental: análise de um conflito socioambiental envolvendo o parque nacional do iguaçu Report as inadecuate




Desenvolvimento regional e conservação ambiental: análise de um conflito socioambiental envolvendo o parque nacional do iguaçu - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Espaço Plural 2007, VIII 17

Author: Edson dos Santos Dias

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944359009


Teaser



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil dos Santos Dias, Edson Desenvolvimento regional e conservação ambiental:análise de um conflito socioambiental envolvendo o Parque Nacional do Iguaçu Espaço Plural, vol.
VIII, núm.
17, julio-diciembre, 2007, pp.
73-78 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944359009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto II Ciclo Conferência: Desenvolvimento regional e conservação ambiental:análise de um conflito socioambiental envolvendo o Parque Nacional do Iguaçu1 Edson dos Santos Dias* Introdução Em nossa época, a preocupação com temas identificados com a proteção da natureza foi alçada, ao menos no plano dos discursos e intenções, ao topo da agenda do debate internacional, com participação de setores da sociedade civil nucleados na forma de ONGs, de órgãos de Estado e de instituições multilaterais como a ONU, principal promotora de eventos e documentos oficiais ligados ao assunto. O contexto que encerra a valorização atual das causas ambientais é amplo e complexo, mas é possível destacar o aumento excessivo no nível de exploração dos elementos naturais, emergido a partir do século XIX e norteado por uma forma hegemônica de organização social que prioriza as necessidades e a lógica do capital. Na esteira de lutas e reivindicações bastante diversificadas foi tomando forma, num primeiro momento em países da Europa Ocidental e nos EUA, o movimento ambientalista.
Em apenas algumas décadas, houve avanços significativos quanto à organização dos grupos dedicados a essa causa e a institucionaliz...





Related documents