História oral e migração: narrativas de brasileiros em puerto adela - paraguai 1970-2007 Report as inadecuate




História oral e migração: narrativas de brasileiros em puerto adela - paraguai 1970-2007 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Espaço Plural 2007, VIII 16

Author: Danusa de Lourdes Guimarães da Silva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944358009


Teaser



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil Guimarães da Silva, Danusa de Lourdes História oral e migração: narrativas de brasileiros em Puerto Adela - Paraguai (19702007) Espaço Plural, vol.
VIII, núm.
16, enero-junio, 2007, pp.
67-70 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944358009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Primeiros passos História oral e migração: narrativas de brasileiros em Puerto Adela - Paraguai (1970-2007) Danusa de Lourdes Guimarães da Silva* Este texto é uma tentativa de problematizar os deslocamentos populacionais de brasileiros para o Paraguai em suas dinâmicas cotidianas1 . O contato e o diálogo com estes sujeitos possibilitam apreender os diferentes sentidos e significados que atribuem às suas trajetórias naquele país.
Nesta direção, a construção deste texto resulta de uma pesquisa sobre experiências vividas por aqueles aportados no vilarejo de Puerto Adela, na fronteira brasileira com o Distrito de Porto Mendes, Município de Marechal Cândido Rondon. Neste caminho, tenho compreendido a História Oral como uma metodologia que me permite adentrar nos espaços sociais daquele vilarejo e apreender embates e interações que são vividas historicamente por brasileiros e paraguaios.
Desse modo, venho buscando perceber os espaços de trabalho e de lazer, familiares e públicos, bem como os modos como tais sujeitos vêm constituindo suas identidades, seus pertencimentos, valores e costumes cotidianamente. Com a tentativa de apreender o tecer dessas relações sociais, as produções dos relatos2 têm sido encaminhadas no s...





Related documents