Caracterização morfológica de frutos, sementes e fases da germinação de pachira aquatica aubl. bombacaceae Report as inadecuate




Caracterização morfológica de frutos, sementes e fases da germinação de pachira aquatica aubl. bombacaceae - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Edna Ursulino Alves ; Valderez Pontes Matos ; Riselane de Lucena Alcântara Bruno ;Semina: Ciências Agrárias 2012, 33 3

Author: Kelina Bernardo Silva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744113004


Teaser



Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Silva, Kelina Bernardo; Ursulino Alves, Edna; Pontes Matos, Valderez; de Lucena Alcântara Bruno, Riselane Caracterização morfológica de frutos, sementes e fases da germinação de Pachira aquatica Aubl.
(Bombacaceae) Semina: Ciências Agrárias, vol.
33, núm.
3, mayo-junio, 2012, pp.
891-898 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445744113004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5433-1679-0359.2012v33n3p891 Caracterização morfológica de frutos, sementes e fases da germinação de Pachira aquatica Aubl.
(Bombacaceae) Morphological characterization of fruits, seeds and phases of germination Pachira aquatica Aubl.
(Bombacaceae) Kelina Bernardo Silva1*; Edna Ursulino Alves2; Valderez Pontes Matos3; Riselane de Lucena Alcântara Bruno2 Resumo A mongubeira (Parchira aquatica Aubl.) é uma frutífera utilizada na arborização urbana de muitas cidades no interior do país e pouco frequente em seu habitat natural, nas matas periodicamente inundáveis do litoral do Pará e Maranhão.
Este trabalho teve como objetivo descrever e ilustrar as características morfológicas externas e internas de frutos e sementes, bem como as fases do processo de germinação de P.
aquatica.
Para a descrição dos frutos foram observados detalhes externos e internos do pericarpo, referentes à textura, consistência, pilosidade, brilho, forma, número de sementes por fruto e deiscência. Para a morfologia de sementes foram observadas as seguintes características externas: dimensões, cor, textura, consistência, forma, posição do hilo e da micrópila.
Par...





Related documents