Concentrações de sacarose no desenvolvimento in vitro e na aclimatização de cattleya loddigesii lindley Report as inadecuate




Concentrações de sacarose no desenvolvimento in vitro e na aclimatização de cattleya loddigesii lindley - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Cibele Mantovani ; Ricardo Tadeu de Faria ; Eliana Gertrudes de Macedo Lemos ;Semina: Ciências Agrárias 2013, 34 2

Author: Renato Fernandes Galdiano Júnior

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744120010


Teaser



Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Fernandes Galdiano Júnior, Renato; Mantovani, Cibele; de Faria, Ricardo Tadeu; de Macedo Lemos, Eliana Gertrudes Concentrações de sacarose no desenvolvimento in vitro e na aclimatização de Cattleya loddigesii Lindley Semina: Ciências Agrárias, vol.
34, núm.
2, marzo-abril, 2013, pp.
583-591 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445744120010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5433-1679-0359.2013v34n2p583 Concentrações de sacarose no desenvolvimento in vitro e na aclimatização de Cattleya loddigesii Lindley Sucrose concentrations in in vitro development and acclimatization of Cattleya loddigesii Lindley Renato Fernandes Galdiano Júnior1*; Cibele Mantovani2; Ricardo Tadeu de Faria3; Eliana Gertrudes de Macedo Lemos4 Resumo Este trabalho foi realizado com objetivo de estudar a in uência da concentração de sacarose no meio de cultura para o crescimento in vitro e aclimatização da orquídea epí ta Cattleya loddigesii.
Cinco tratamentos (ausência, 10, 20, 30 e 40g L-1 de sacarose) foram utilizados, em delineamento inteiramente casualizado.
A semeadura procedeu-se em meio de cultura ½ MS e, após 90 dias as plântulas de 1,0 -0,2 cm foram distribuídas entre os tratamentos, em que permaneceram por mais 90 dias.
Após 90 dias da transferência dos explantes para o meio contendo os tratamentos foi avaliado o número de raízes, comprimento da maior raiz, comprimento da parte aérea, comprimento da maior folha, número de folhas, massa de matéria seca total e pigmentos fotossintéticos.
A porcentagem de sobrevivência foi ...





Related documents