Rendimento social de inserção, tolerância zero: o embrutecimento do estado Report as inadecuate




Rendimento social de inserção, tolerância zero: o embrutecimento do estado - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2015, XXIX

Author: Ricardo Sá Ferreira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426541157007


Teaser



Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ISSN: 0872-3419 revistasociologia@letras.up.pt Universidade do Porto Portugal Sá Ferreira, Ricardo Rendimento Social de Inserção, tolerância zero: o embrutecimento do estado Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol.
XXIX, 2015, pp.
147-169 Universidade do Porto Porto, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=426541157007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ferreira, Ricardo Sá – Rendimento Social de Inserção, tolerância zero: o embrutecimento do estado Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol.
XXIX, 2015, pág.
147-169 Rendimento Social de Inserção, tolerância zero: o embrutecimento do estado Ricardo Sá Ferreira Sociólogo Resumo Desde o seu surgimento, o Rendimento Social de Inserção (RSI) tem sido pretexto para o desenvolvimento de um pânico moral.
No espaço público e no campo mediático, multiplicam-se discursos que difundem conceções em torno do RSI e dos seus beneficiários, caracterizando-os como “laxistas” e “fraudulentos”, e ganha terreno uma crescente política de penalização, assente na prática institucional de workfare. Tomando os discursos em torno do RSI como objeto de análise, analisamos o processo social da sua construção e as suas implicações em termos de dominação simbólica fulcrais para a transformação do Estado-Providência em Estado-Penitência. Palavras-chave: Rendimento Social de Inserção; Estado-Providência; Estado Penal. Abstract Social Insertion Benefit, zero tolerance: the coarsening of the state In the past years, we have witnessed the rise of a moral panic in turn of the Social Insertion...





Related documents