Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o -social-: manifesto por uma sociologia ecléctica Report as inadecuate




Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o -social-: manifesto por uma sociologia ecléctica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2015, XXIX

Author: Pedro dos Santos Boia

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426541157005


Teaser



Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ISSN: 0872-3419 revistasociologia@letras.up.pt Universidade do Porto Portugal dos Santos Boia, Pedro Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o “social”: manifesto por uma sociologia ecléctica Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol.
XXIX, 2015, pp.
105-128 Universidade do Porto Porto, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=426541157005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Boia, Pedro dos Santos – Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar -o social-… Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol.
XXIX, 2015, pág.
105-128 Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o “social”: manifesto por uma sociologia ecléctica Pedro dos Santos Boia Universidade do Porto e Universidade de Exeter Resumo Esta reflexão deriva de uma prática sociológica e etnográfica em que o investigador tem um duplo estatuto como sujeito e objecto de conhecimento.
Discutem-se tensões e dilemas entre a ethos que desmistifica e a que reconhece os discursos dos actores sociais, entre outros aspectos da prática de investigação.
A importância dos usos do corpo, das técnicas instrumentais e da materialidade dos instrumentos musicais incitanos a considerar dimensões da realidade tradicionalmente excluídas da sociologia, a repensar o “social” e o âmbito da própria sociologia.
Desafiando fronteiras entre “escolas” no campo académico, proponho um manifesto por uma sociologia tão ecléctica e híbrida quão exigido pelas especificidades de cada realidade. Palavras-chave: teoria e prá...





Related documents