Redes sociais no recrutamento de imigrantes: fundamentos teóricos de uma proposta de explicação Report as inadecuate




Redes sociais no recrutamento de imigrantes: fundamentos teóricos de uma proposta de explicação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2015, XXIX

Author: Filipa Pinho

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426541157004


Teaser



Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ISSN: 0872-3419 revistasociologia@letras.up.pt Universidade do Porto Portugal Pinho, Filipa Redes sociais no recrutamento de imigrantes: fundamentos teóricos de uma proposta de explicação Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol.
XXIX, 2015, pp.
81-103 Universidade do Porto Porto, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=426541157004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pinho, Filipa – Redes sociais no recrutamento de imigrantes: teóricos de uma proposta de explicação Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol.
XXIX, 2015, pág.
81-103 Redes sociais no recrutamento de imigrantes: fundamentos teóricos de uma proposta de explicação Filipa Pinho Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa Resumo Neste artigo reveem-se as origens dos conceitos de redes e de capital social na sociologia e no estudo de migrações.
Pretende-se promover a perspetiva teórica relacional de que é plausível o surgimento de uma articulação entre as redes sociais de migrantes e de potenciais migrantes, com mobilização de capital social, no recrutamento de mão de obra em falta quando há oportunidades de trabalho no destino. As redes sociais podem ser entendidas como equivalentes funcionais de outro tipo de recrutamento, na ausência de programas governamentais com esse objetivo. Palavras-chave: redes sociais; redes de migrantes; recrutamento. Abstract Social networks in the recruitment of immigrants: theoretical fundaments of a proposed explanation This paper reviews the origins of the concepts of networks and social capital in s...





Related documents