Reverberações da medicalização: paisagens e trajetórias informacionais em consumos de performance Report as inadecuate




Reverberações da medicalização: paisagens e trajetórias informacionais em consumos de performance - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2015, XXIX

Author: Telmo Costa Clamote

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426541157002


Teaser



Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ISSN: 0872-3419 revistasociologia@letras.up.pt Universidade do Porto Portugal Costa Clamote, Telmo Reverberações da medicalização: paisagens e trajetórias informacionais em consumos de performance Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol.
XXIX, 2015, pp.
35-57 Universidade do Porto Porto, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=426541157002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Clamote, Telmo Costa – Reverberações da medicalização: paisagens e trajetórias informacionais… Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol.
XXIX, 2015, pág.
35-57 Reverberações da medicalização: paisagens e trajetórias informacionais em consumos de performance Telmo Costa Clamote Instituto Universitário de Lisboa Resumo Este artigo discute a relação entre fontes de informação e práticas sociais no domínio do consumo de medicamentos e outros produtos para fins de performance.
Situando-a no quadro das paisagens informacionais contemporâneas, analisa como a pluralidade de fontes que as compõem vão sendo articuladas em trajetórias informacionais, na organização de práticas e disposições de consumo.
Essas trajetórias permitirão explorar a diversidade de vias pelas quais se difunde esta lógica social de consumo, relevando o seu entroncamento e suas implicações nos processos de medicalização e nos contextos de ação dos indivíduos.
Esta discussão tem como suporte empírico resultados de um estudo de âmbito nacional sobre consumos de performance na população jovem em Portugal. Palavras-chave: fontes de informação; medicalização; consumos de perfor...





Related documents