Os atingidos por barragem: refugiados de um guerra desconhecida Report as inadecuate




Os atingidos por barragem: refugiados de um guerra desconhecida - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2011, 19 36

Author: Renata da Silva Nobrega

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042013007


Teaser



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil da Silva Nobrega, Renata OS ATINGIDOS POR BARRAGEM: refugiados de um guerra desconhecida REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
19, núm.
36, enero-junio, 2011, pp.
125-143 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042013007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Renata da Silva Nobrega OS ATINGIDOS POR BARRAGEM: refugiados de um guerra desconhecida Renata da Silva Nobrega* Em todo o mundo, os chamados “projetos de desenvolvimento”, como estradas, ferrovias e barragens, são responsáveis pelo deslocamento compulsório e pelo empobrecimento de milhões de pessoas, a despeito das promessas de “progresso” que justificam a execução de tais obras.
As vítimas desta “guerra desconhecida” têm sido chamadas de “refugiados do desenvolvimento”, numa elaboração política e teórica que busca visibilizar o sofrimento vivido por estas pessoas, bem como buscar os devidos meios de reparação dos danos causados.
Dentre os “refugiados do desenvolvimento”, destacam-se os “atingidos por barragem”, situação vivenciada por cerca de quarenta a oitenta milhões de pessoas e foco deste artigo, que se pauta na violência como dimensão central para a compreensão dos deslocamentos compulsórios provocados pelas barragens. Palavras-chave: Refugiados do desenvolvimento; Atingidos por barragem; Violência “[.] em se tratando de deslocamentos compulsórios, a guerra do desenvolvimento tem sido tão implacável quanto as guerras propriamente ditas.
E suas vítimas, sem dúvida...





Related documents