Retratos da mobilidade espacial no brasil: os censos demográficos como fonte de dados Report as inadecuate




Retratos da mobilidade espacial no brasil: os censos demográficos como fonte de dados - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 39

Author: José Marcos Pinto da Cunha

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042016003


Teaser



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Pinto da Cunha, José Marcos RETRATOS DA MOBILIDADE ESPACIAL NO BRASIL: OS CENSOS DEMOGRÁFICOS COMO FONTE DE DADOS REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
39, juliodiciembre, 2012, pp.
29-50 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042016003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto José Marcos Pinto da Cunha RETRATOS DA MOBILIDADE ESPACIAL NO BRASIL: OS CENSOS DEMOGRÁFICOS COMO FONTE DE DADOS José Marcos Pinto da Cunha* Os Censos Brasileiros apresentam uma grande riqueza de informações que, por serem, de maneira geral, comparáveis ao longo tempo, representam uma grande oportunidade para se conhecer diferentes aspectos da dinâmica populacional brasileira.
Tendo em vista a grande importância da migração na história demográfica nacional, este artigo pretende resgatar alguns aspectos teóricos e metodológicos para o uso dos dados censitários, de forma a orientar pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o fenômeno. Palavras-chave: Migração; Migração interna; Fontes de dados demográficos; Censos demográficos. Introdução Uma das principais características dos Censos Demográficos brasileiro é, sem dúvida nenhuma, sua riqueza em termos das informações sobre migração.
De fato, é notório e reconhecido internacionalmente que nenhum outro Censo no mundo possui a variedade e a quantidade de questões sobre os movimentos migratórios oferecidas por nossos Censos, em particular a partir do de 1970. É mesmo admirável que, juntamen...





Related documents