Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 39

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042016001


Teaser



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Editorial REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
39, juliodiciembre, 2012, pp.
7-8 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042016001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Editorial É bastante comum, nos dias de hoje, ouvir falar da intensificação dos deslocamentos populacionais.
A época contemporânea já foi chamada de “era das migrações”: nunca a humanidade, no decorrer de sua longa história, passou por deslocamentos geográficos tão amplos, diversificados e globalizados. Diante desse quadro, no entanto, surgem algumas perguntas: essas afirmações fundamentam-se em dados estatísticos coletados cientificamente? Quais são as fontes de mensuração das migrações? Trata-se de fontes confiáveis? O que pode e o que não pode ser mensurado? Visando contribuir para a reflexão sobre essa questão, a REMHU n.
39, em primeiro lugar, busca avaliar os instrumentos de coleta de dados estatísticos em âmbito migratório, bem como os aportes que, em geral, as estimativas podem oferecer na identificação, mensuração e análise dos fluxos (internos e-ou internacionais).
É essa a ótica dos artigos de Jorge Martínez Pizarro-Laura Calvelo, José Marcos Pinto da Cunha e Joaquín Susino que abordam o tema focando, respectivamente, a recente rodada censitária da América Latina e do Caribe, o Censo brasileiro e as fontes estatísticas das migrações da Espanha. Os autores são bastante unânimes em afirmar que os dados estatísticos são de extrema impor...





Related documents