Migração como indicador de democracia, sobrevivência econômica e necessidades básicas especiais Report as inadecuate




Migração como indicador de democracia, sobrevivência econômica e necessidades básicas especiais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Carlos Lobo ;REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 38

Author: Ralfo Matos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042015013


Teaser



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Matos, Ralfo; Lobo, Carlos MIGRAÇÃO COMO INDICADOR DE DEMOCRACIA, SOBREVIVÊNCIA ECONÔMICA E NECESSIDADES BÁSICAS ESPECIAIS REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
38, enero-junio, 2012, pp.
213-232 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042015013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ralfo Matos e Carlos Lobo MIGRAÇÃO COMO INDICADOR DE DEMOCRACIA, SOBREVIVÊNCIA ECONÔMICA E NECESSIDADES BÁSICAS ESPECIAIS Ralfo Matos* Carlos Lobo** Este trabalho apresenta considerações e evidências sobre a inclusão de populações de estrangeiros em espaços metropolitanos.
Parte-se do suposto que a alteridade seja um indicador de “democracia territorial”. No Brasil, o Censo 2000 permite identificar certa tolerância étnica em relação ao migrante estrangeiro, como apontado por Mehta para Nova York.
São Paulo e Rio de Janeiro, em função do próprio tamanho, abrigam uma grande diversidade de origens nacionais na migração internacional, ainda que exista uma elevada variação nos níveis de renda e no tipo de ocupação. Palavras-Chave: Migração; Democracia territorial; Tolerância étnica. Há certa obviedade no entendimento do que seja democracia nas sociedades contemporâneas modernas.
Tolerância, aceitação dos diferentes, pluralismo, igualdade perante a justiça, respeito às opções individuais somam-se a preceitos republicanos que ao longo do tempo se fundiram ao ideário de governo democrático: separação de poderes e autonomia do Executivo, Judiciári...





Related documents