Famílias imigrantes e escolas em barcelona: expectativas e realidades Report as inadecuate




Famílias imigrantes e escolas em barcelona: expectativas e realidades - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 38

Author: Graça dos Santos Costa 15169

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042015009


Teaser



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil dos Santos Costa, Graça FAMÍLIAS IMIGRANTES E ESCOLAS EM BARCELONA: expectativas e realidades REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
38, enero-junio, 2012, pp.
141-162 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042015009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Graça dos Santos Costa FAMÍLIAS IMIGRANTES E ESCOLAS EM BARCELONA: expectativas e realidades Graça dos Santos Costa* O presente artigo apresenta alguns dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Diálogo família e escola em contexto de diversidade”, realizada no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona.
O foco principal da pesquisa foi analisar as formas de comunicação entre famílias latinoamericanas e escolas catalanas para alcançar o apoio educativo dos menores imigrantes; descrever, compreender e interpretar as representações das famílias e de professores-a de educação primária acerca da comunicação em contexto de diversidade cultural e as implicações destas representações para o processo de construção do diálogo intercultural.
O estudo de uma temática desta natureza se faz relevante dentro do âmbito das políticas global, nacional e local, através do desafio posto para a convivência e o diálogo intercultural em âmbito geral, em particular, no âmbito da educação. Palavras chave: Escola; Família; Imigrações; Diálogo Intercultural. 1.
Introdução Nesse início de século, vivemos um período de muitas perplexidades, desafios e t...





Related documents