Ressignificando identidades: um estudo antropológico sobre experiências migratórias dos estudantes africanos no brasil Report as inadecuate




Ressignificando identidades: um estudo antropológico sobre experiências migratórias dos estudantes africanos no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 38

Author: Dulce Maria Domingos Chale João Mungoi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042015008


Teaser



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Domingos Chale João Mungoi, Dulce Maria RESSIGNIFICANDO IDENTIDADES: um estudo antropológico sobre experiências migratórias dos estudantes africanos no Brasil REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
38, enero-junio, 2012, pp.
125-139 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042015008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Dulce Maria Domingos Chale João Mungoi RESSIGNIFICANDO IDENTIDADES: um estudo antropológico sobre experiências migratórias dos estudantes africanos no Brasil Dulce Maria Domingos Chale João Mungoi* Partindo do pressuposto de que alteridade é um fenômeno universal e de que todos os grupos constroem categorias para classificar a si e ao outro, no presente artigo faz-se uma reflexão sobre a experiência singular de imigração estudantil no Brasil, a partir de uma perspectiva relacional que busca analisar as percepções e as configurações identitárias desses estudantes na sua relação com a população local que os classifica como africanos.
Os dados analisados neste trabalho permitem refletir sobre a presença dos universitários africanos no Brasil, em geral, e em Porto Alegre, em particular, a partir de uma tríplice identidade: identidade nacional, identidade continental e identidade racial. Palavras-chave: Identidade africana; Identidade étnica; Imigração estudantil. Introdução Este trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida de setembro de 2004 a novembro de 2005 com estudantes universitários matriculados Instituições de Ensi...





Related documents